Villas&Golfe Angola
· Evento · · T. Joana Rebelo · F. Edson Azevedo

Villas&Golfe International Cup 2023, Angola

Mais um ano a marcar a diferença 

PMMEDIA Pub.
O dia começou com o sol a raiar, bem cedo, no Mangais Golf Resort. Tudo a postos, com o relógio a marcar as oito em ponto. Naquela manhã de 20 de maio, os golfistas preparavam-se para mais uma edição do Villas&Golfe International Cup.
É certo afirmar que a entrada no cacimbo gerou condições favoráveis para uma prova promissora, sem a companhia de um calor excessivo, pelo que as partidas decorreram em circunstâncias ideais. Para os jogadores mais assíduos do Villas&Golfe International Cup, o campo do Mangais não foi uma estreia. Localizando-se na Barra do Kwanza, no município de Belas, o espaço insere-se numa fazenda homónima, que cobre uma área de 450 hectares. Funciona em pleno desde 2011 e conta com bungalows plantados no meio da vegetação, exaltando o estilo tradicional africano. Junto ao Parque Nacional da Quissama, o campo atrai curiosamente para o seu interior diversas espécies, desde jacarés a aves e macacos, passíveis de serem avistados no decorrer de uma partida de golfe. O campo foi projetado com elevados padrões de exigência e qualidade pelo arquiteto português Jorge Santana da Silva, que incorporou 18 buracos com a distância máxima de cerca de sete mil metros, características que o aproximam de um championship course. Com vistas para o Kwanza, o maior rio do país, o local comporta ainda spa e um restaurante. De facto, Angola não é um destino nomeado para golfistas, mas este espaço tem capacidade para albergar competições internacionais. E assim o escolheu a Villas&Golfe, que está presente em Angola desde 2009. 

O campo foi projetado com elevados padrões de exigência
Ao longo da manhã, os 70 jogadores foram percorrendo o circuito trilhado por palmeiras, embondeiros, coqueiros, lagos, fauna e flora em abundância. Num ambiente harmonioso, ainda que competitivo, os golfistas tentaram a sua sorte e as expectativas pareciam-lhes, no mínimo, animadoras. Aproximando-se o final da partida, ecoava o barulho das últimas tacadas, acompanhado de risadas, mas também de alguns suspiros de desencanto por jogadas menos afortunadas. Uma manhã exigente, diríamos, com uma pitada de glamour, bem ao estilo V&G, que contou com o Banco BIC como grande patrocinador e com vários patrocinadores de prestígio, como a Fabrimetal, a ZAP, a Cosal/Comauto e a Quinta da Terrincha, além de vários parceiros, como a Vista Alegre, BY AE, Cobermaster, Epic Sana, Olhar de Prata, Samsonite, Vidago Villa, Quinta dos Jugais, BEC e Espaços.
Já o sol ia alto quando os jogadores e convidados se reuniram próximo da área do almoço, num culminar de reencontros e partilhas, após uma manhã de alguma adrenalina. Tudo era convidativo: as experiências dinâmicas por parte do Banco BIC, com a sua mini prova de golfe, bem como a degustação de vinhos proporcionada pela Quinta da Terrincha e o espumante da Chandon a acompanhar. Nem tampouco a Cosal/Comauto se conteve na originalidade, com a exibição de várias viaturas a preencher o espaço do evento. Para os que pretendessem recuperar o fôlego de uma partida desafiante, a ZAP esmerou-se na criação de um destinado ao convívio. Tudo o resto foi resultado de boas conversas seguidas da abertura do almoço-buffet. A variedade era muita. Do funge ao churrasco misto, a organização não se poupou a pouco. Os aromas que vagueavam pelo ar abriam o apetite e os golfistas mostravam-se hesitantes entre o que escolher. À mesa, as conversas cruzavam-se de uma ponta à outra e o sentimento de satisfação era quase tangível. Mas chegara o momento de conhecer os vencedores e, para esse propósito, todos estavam dispostos a guardar conversas triviais para depois. 
Antes de se aclamarem os vencedores, a V&G realizou um leilão especial como forma de apoiar a instituição social a Casa dos Rapazes do Huambo. A equipa aqueceu o coração de muitas crianças com os 3 milhões de kwanzas que arrecadou durante a iniciativa, em grande parte apoiada pelo artista plástico Etona e pela Quinta Vidago Villa, responsáveis pelas obras e vinhos doados. Num jogo de «quem dá mais?», os jogadores e convidados competiam os valores mais aliciantes entre si, pelo que leiloados foram: uma caixa de vinhos Vidago Villa e um busto da Rainha Nzinga e o quadro Afeto Maternal, de Etona. O resultado foi uma ajuda monetária que simboliza conforto, felicidade e, acima de tudo, possibilidades aos mais pequenos. Um momento emotivo, que retrata o que ainda faz mover o ser humano: a solidariedade. A Quinta dos Jugais juntou-se também à iniciativa, oferecendo cabazes diversificados com destino à instituição. «A Villas&Golfe é uma instituição de bem fazer. Uma pequena luz, que se junta a outras tantas para iluminar o mundo», declara o Padre Marcelino Pungulimue, Diretor da Casa dos Rapazes de Huambo. 

Uma manhã exigente (...) com uma pitada de glamour
Neste seguimento, dá-se, então, a atribuição dos trofeus, produzidos pela Cobermaster, e dos prémios da presente edição do Villas&Golfe International Cup. Nos embrulhos e caixas majestosas, leem-se nomes como Vista Alegre, BY AE, Cobermaster, Epic Sana, Olhar de Prata, Samsonite e Vidago Villa, os grandes responsáveis por congratular os golfistas com melhor performance. Assim, o 1.º Net foi atribuído a Sandro Santos, com 44 pontos; o 2.º Net, a Castro Camarada, com 42 pontos; e o 3.º Net, a José Barbosa, com 40 pontos. Na categoria Gross, venceu o 1.º prémio, Victor Marçal, com 43 pontos; o 2.º Gross, Gilson Francisco, com 30 pontos; e o 3.º Gross, Bennie Coetzer, com 29 pontos. Nas categorias especiais, o Longest Drive foi para Caleb Mtabvuri e o Nearest to the Pin foi para o Gilson Francisco. O prémio senhora foi atribuído a Wendy ElMoutia e Rosália Rodrigues. 
As surpresas abrangiam diversas opções, desde peças de design, joias, malas e óculos de sol, a vinhos com rótulos de renome e estadias em hotéis de 5 estrelas. Ainda assim, os que não saíram premiados pelo desempenho não ficaram em desvantagem. A organização realizou múltiplos sorteios para premiar os presentes, como um gesto de agradecimento e também de motivação para as próximas edições.

Mais um ano de missão cumprida, que reúne cada vez mais caras conhecidas do público
1º Net, Sandro Santos
Sobre o impacto da marca V&G na vida das pessoas nunca houve dúvidas, prova disso é o testemunho da Eng.ª Albina Assis Africano, que garante estar presente nos torneios da V&G desde o primeiro dia. Ou de Hélder Gomes, Diretor-Geral da ImoCasais, que confirma o decorrer de mais um evento na perfeição, acrescentando que «sempre foi a revista com mais qualidade. Toda a gente quer ter um exemplar». 
Mais um ano de missão cumprida, que reúne cada vez mais caras conhecidas do público, desde ministros a empresários e golfistas de excelência. Para o ano haverá mais, mas, antes de nos despedirmos, o CEO da V&G deixou uma mensagem especial aos presentes e futuros golfistas: «Foi uma verdadeira festa Villas&Golfe, estamos todos muito contentes», garantindo estar a explorar as potencialidades do Brasil para um futuro evento do grupo. Ficamos por aqui, mas, até lá, continue a acompanhar as novidades no site e redes sociais da V&G. Vemo-nos em breve, caro golfista.
2º Net, Castro Camarada
2º Net, Castro Camarada
3º Net, José Barbosa
3º Net, José Barbosa
1º Gross, Victor Marçal
1º Gross, Victor Marçal
2º Gross, Gilson Francisco
2º Gross, Gilson Francisco
3º Gross, Bennie Coetzer
3º Gross, Bennie Coetzer
Nearest to the Pin, Gilson Francisco
Nearest to the Pin, Gilson Francisco
Longest Drive, Caleb Mtabvuri
Longest Drive, Caleb Mtabvuri
Ladies Award, Rosália Rodrigues
Ladies Award, Rosália Rodrigues
Ladies Award, Wendy ElMoutia
Ladies Award, Wendy ElMoutia
T. Joana Rebelo
F. Edson Azevedo