Villas&Golfe Angola
· Viagem · · T. Joana Rebelo · F. Direitos Reservados

Singapura

A pérola asiática

PMMEDIA Pub.
Não é a Viagem ao Centro da Terra, mas é certamente capaz de lhe tirar o fôlego. A proposta passa por embarcar até ao Sudoeste Asiático, aterrando na República de Singapura. Lá, o futuro acontece em tempo presente, e não são apenas as paisagens que fazem dela uma em um milhão. Distribuindo o território por 63 ilhas, Singapura é hoje um dos países mais ricos do mundo, com uma população de 5,64 milhões de habitantes.
Singapura é um destino fora do habitual. Tudo está meticulosamente canalizado para o futuro e prova disso é a sustentabilidade, que já é uma máxima de longa data. Falamos de uma cidade verde, que floresceu das necessidades do planeta e atuou perante o que dita o código do luxo. Dentro da cidade, criou-se um universo à parte, ao qual o mundo assiste com óculos 3D.

Uma cidade verde, que floresceu das necessidades do planeta

Pelo que consta, as melhores experiências acontecem entre os meses de dezembro e março, quando a chuva é pouca. Uma vez que o país se encontra próximo da linha do Equador, espere um clima tanto húmido como quente. Certifique-se, também, de que o passaporte corresponde à validade exigida e de que o Certificado Internacional de Vacinação contém a vacina contra a febre amarela. Mas as exigências pré-viagem não devem ser a única preocupação, dado que há um leque de ações que são proibidas em Singapura e que, provavelmente, não fazem parte das sanções do seu país de origem.
A organização da República Parlamentarista depende da disciplina e, por isso, repugna o consumo de bebidas alcoólicas, o cuspir no chão, o não descarregar o autoclismo em casas de banho públicas, entre outras interdições que poderão incorrer em coima. A multiculturalidade da cidade-estado é medida pelas quatro línguas oficiais existentes, incluindo o inglês, malaio, mandarim e tâmil. A moeda vigente é o Dólar de Singapura, podendo facilmente converter o seu dinheiro nas casas de câmbio espalhadas pela cidade.
Para uma experiência completa, recomenda-se a estada na Marina Bay Sands. Elevado da baía, o hotel é maior do que a Torre Eiffel, oferecendo casino, piscinas, mais de 20 opções gastronómicas e acesso direto ao Shopping Center e ao Museu ArtScience.
Bem instalado? Passemos aos pontos turísticos, disponíveis para todos os gostos e feitios. A primeira paragem é no Merlion Park. O destaque vai, não só para a paisagem, como para a estátua de um ser mítico, com metade do corpo em forma de leão e a outra metade em forma de peixe. Com mais de nove metros, faça-lhe uma vénia e apresente-se à mascote de Singapura. Segue-se a Singapore Flyer, a famosa roda gigante da cidade-estado. Alberga 784 passageiros e mede 175 metros de altura. Do seu topo, conseguirá avistar parte do território da Indonésia e da Malásia, basta olhar com atenção. Antes de seguir para o Buddha Tooth Relic, passe pela Helix Bridge, uma das pontes mais bonitas do mundo, que funciona como zona de exposições de arte; e, claro, nos Gardens by the Bay, que se assemelham a casinhas mágicas saídas de um conto de fadas. Caso goste de meditar, o templo budista Kong Meng San Phor Kark See é o local ideal, exibindo uma fachada repleta de ostentação. Ao lado, fica o templo Sri Mariamman, o mais antigo da cidade. Se a mitologia o fascina, conheça a recriação de deuses e figuras mitológicas dispostas no recinto.

A multiculturalidade da cidade-estado é medida pelas quatro línguas oficiais
A paragem que se segue é a Chinatown. A diversidade cultural que reúne é surpreendente. É o sítio que o permitirá conhecer diferentes gastronomias, pessoas e tradições. Só não se perca, porque há muito para explorar. E, finalmente, se a caminhada lhe deu calor e está na hora de se refrescar na Praia de Palawan, de águas cristalinas e ondas pacatas. Mais tarde, acabe o dia no Singapore Night Safari ou no Singapore Botanic Gardens, ambos inspiradores e proporcionadores de aventura. Chilli Crab e Satay com molho de amendoim são alguns dos pratos que lhe aparecerão no cardápio ao jantar, mas nada tema, é tudo delicioso.
A aventura prolongar-se-á por mais dias, visto que ainda há muito para descobrir e saborear. Descanse e retorne no dia seguinte, preparado para se conectar de corpo e alma com a cidade do futuro.
T. Joana Rebelo
F. Direitos Reservados