Villas&Golfe Angola
· Gestor, Diretor-Geral Kinda Angola  · · T. Maria Cruz · F. Edson Azevedo

Tiago Carlos

«Os nossos clientes estão no centro de todas as nossas decisões»

PMMEDIA Pub.
Desde cedo, ouviu referências de África, nomeadamente de Angola. Ficou contagiado pelo espírito vibrante desta terra «promissora, fértil e de sorriso fácil». Licenciou-se em Geografia, apesar de não ter exercido na área. Mas adquiriu conhecimentos e competências que muito lhe serviram ao longo da sua carreira profissional. Mais tarde, tirou um Executive Master em Visual Merchadising & Store Design. Tiago Carlos começou no mundo do retalho, tornou-se um «retail lover». Há sete anos, chegou a Angola. Entre vários projetos que abraçou, em 2022, é desafiado a liderar a Kinda Angola, uma referência no segmento do mobiliário e decoração. E aqui está ele. O diretor-geral é quem nos dá a conhecer parte dos dez anos de percurso da marca, esta que está em Luanda, Lisboa, Oeiras, Porto e Madrid. 

Quem é o Tiago Carlos?
Aos 18 anos, ingressei na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, para me licenciar em Geografia, uma das minhas grandes paixões académicas, apesar de nunca ter exercido. Mas adquiri conhecimentos e competências que trago para a vida – a nossa carreira profissional não tem de ser pautada pela formação que escolhemos, mas sim por aquilo que nos apaixona. Enquanto estudava, tive o meu primeiro contacto com o mundo do retalho, pois trabalhava numa das grandes multinacionais fast fashion do mercado, o que me permitiu, muito mais do que pagar os estudos, adquirir uma grande resiliência e força de trabalho. Foi aqui que me tornei um retail lover e soube que este negócio iria ditar parte da minha vida profissional.
Terminada a Licenciatura em Geografia, e na busca de solidez como Retail Manager, fiz um Executive Master em Visual Merchandising & Store Design pelo IADE, em parceria com o IPAM de Lisboa. Foram quase 15 anos de carreira. Há sete anos, rumei a Angola cativado por novos desafios profissionais e também muito impulsionado pelas memórias e referências da infância. Pelo caminho, certifico-me em coaching: potencializar o desenvolvimento e talento nas pessoas é provavelmente o meu derradeiro propósito – a vida o ditará.
Em Angola, fui responsável pelas operações de diversas marcas de moda, fundei a minha própria empresa, precisamente na área da formação e desenvolvimento de pessoas e, em 2022, fui convidado a liderar os destinos da Kinda no país.

Por que transformações tem passado a Kinda, em Angola, nos últimos tempos?
A Kinda faz dez anos este ano. São dez anos de um caminho incrível, de muito sucesso.
Surgiu em Luanda e, gradualmente, foi-se estendendo para outras geografias. Atualmente são nove lojas, entre Luanda, Lisboa, Oeiras, Porto e, mais recentemente, Madrid.
O último ano foi marcado por um rebranding da marca, muito mais alinhado com o seu posicionamento nos mercados, onde nos destacamos por uma diferença competitiva na curadoria de design dos nossos produtos e numa entrega de serviço de extrema confiança. 
Este passo, no posicionamento da marca, coloca-nos mais próximos do segmento B2B: somos provavelmente a escolha mais frequente de designers, decoradores de interiores e arquitetos que procuram, em Angola, parceiros para materializar os sonhos dos seus clientes. Este segmento de clientes vê na Kinda não só a capacidade de entrega, na relação de parceria, mas também uma curadoria de peças com alto padrão de design e qualidade.

Neste momento, quantas lojas físicas da Kinda existem em Angola?
Em Angola, temos quatro lojas, todas na área da grande Luanda: a primeira loja foi em Viana, na Estrada de Catete, aberta em 2013, foi onde tudo começou. Posteriormente, abriram as lojas do Xyami Nova Vida e Xyami Kilamba e, em 2021, abriu a nossa mais recente loja em Angola: no Belas Shopping. Viana é a loja com maior exposição, são cerca de 4000 m2 de ambientes cuidadosamente decorados: provavelmente uma das maiores exposições de decoração, mobiliário e design de interiores da grande Luanda e, por isso, a preferida dos profissionais ligados à indústria criativa. Nova Vida, Kilamba e Belas Shopping são lojas de proximidade, procuradas pelo segmento B2C, que é o nosso grande core business. Foi assim que nascemos e temos crescido.

«Surgiu em Luanda, e gradualmente foi-se estendendo para outras geografias»
Que tipo de serviço é prestado ao cliente Kinda?
Temos, naturalmente, os serviços habituais para o nosso segmento de negócio e público-alvo: as entregas ao domicílio com montagem, assim como a área de apoio ao cliente a funcionar das 9h às 18h, sete dias por semana, para garantir a excelência em toda a experiência dos nossos clientes. Esta equipa está disponível por chamada ou através do chat integrado no nosso site: kindahome.co.ao. É também esta a área responsável pela medição da satisfação dos nossos clientes: olhamos sobretudo para o NPS (Net Promoter Score), que mede o grau de recomendação dos nossos clientes a colegas, amigos e familiares, e estamos muito satisfeitos com os resultados. 
Mas vamos além de tudo isto: temos uma equipa criativa consolidada em Angola e a desenvolver projetos de decoração de interiores nos nossos ateliers. O processo começa com um briefing com o cliente, onde se registam gostos, preferências, necessidades, must have items, etc; segue-se uma visita ao espaço pela nossa equipa técnica e passamos, depois, à elaboração da proposta com moodboard, plantas em 2D e 3D e orçamentação. Na fase final, a nossa equipa de montagens junta-se à equipa criativa e ambas fazem o sonho acontecer em casa dos nossos clientes. Temos tido reações incríveis. 

O consumidor angolano continua a preferir fazer a compra em loja ou nota que também o online tem sido uma opção?
Os nossos clientes conhecem bem os nossos produtos e têm um grande nível de confiança na gama que disponibilizamos ao mercado pelo que, sim, o online é já uma opção muito viável e aceite. Inclusivamente, pelo facto de não termos, de momento, presença física fora de Luanda, é um recurso muito válido para quem está nas províncias. Temos um site igualmente inspirador, que não fica atrás da loja física, e fácil de usar. 

design, assim como o mobiliário exclusivo, são cada vez mais uma constante preocupação que a empresa tem em mãos, para dar resposta às necessidades e exigências do cliente atual?
Na Kinda, os nossos clientes estão no centro de todas as nossas decisões. O consumidor angolano é sofisticado e tem um gosto requintado. Tal como noutras geografias, os nossos clientes, em Angola, querem na sua casa o melhor que o mercado lhes pode oferecer, em termos de design e decoração de interiores. Isto aliado a uma cultura africana de bem receber em casa e à mesa, onde uma mesa grande e bem posta, para receber o círculo familiar, é essencial. Existem outros fatores a considerar na escolha da gama que disponibilizamos como, por exemplo, estarmos num país com muitos meses de verão, que convida a uma valorização dos jardins, terraços e varandas das nossas casas.  

Fale-nos da estratégia para os próximos anos, o que está previsto em termos de crescimento, espaços.
Na Kinda, todas as decisões que tomamos são para um alinhamento de alto nível de serviço e oferta de produto que é excelente, seja em Angola ou em qualquer outra parte do mundo. É esta a premissa que tem permitido a internacionalização da marca e que, naturalmente, continuará a seguir o seu caminho. Em Angola, mantemos uma presença firme e estamos atentos às oportunidades que o mercado nos abre, seja pelo crescimento no online, seja com a abertura de mais lojas físicas.
Temos também muito claro o papel a desempenhar no fomento da produção nacional e desenvolvimento de produto em Angola. A Kinda tem vindo a encorajar a comunidade angolana a promover o debate em torno do design e da indústria criativa, exemplo disso foi o projeto By Design, desenvolvido pela Ndongo119 – Embaixada Criativa, em parceria connosco. Ao longo do mês de março de 2023, aconteceram eventos, talks e workshops em torno da temática do design, onde se fomentou um ecossistema de partilha, entre diferentes players do mercado: designers, decoradores, arquitetos, estudantes, etc. Foi um momento muito rico onde se sentiu que a criatividade fervilha em Angola. 

Complete: o cliente Kinda é um cliente que...
Sabe que qualquer escolha que faça connosco será sempre uma excelente escolha!
Maria Cruz
T. Maria Cruz
F. Edson Azevedo