Villas&Golfe Angola
· Literatura · · T. Joana Rebelo · F. Direitos Reservados

Festival Escritaria em Angola e Cabo Verde, em 2023

Internacionalização do Festival para a África lusófona já no próximo ano

PMMEDIA Pub.
Decorreu, em outubro passado, em Penafiel, em Portugal, mais uma edição do Festival Literário Escritaria, desta vez como homenagem póstuma a Ana Luísa Amaral. De lá saiu a decisão de que, para o ano, serão exibidas réplicas em Angola e Cabo Verde, anúncio feito pelo Presidente da Câmara, Antonino de Sousa. O autarca explica que as cidades angolanas de Benguela, Luanda e Huambo vão receber o festival entre março e abril, replicando-se a homenagem outrora feita ao escritor Pepetela, em 2018.
No seguimento da inauguração de uma silhueta de Ana Luísa Amaral num jardim da cidade de Penafiel, Antonino de Sousa revela que a iniciativa em Angola terá lugar em janeiro e é resultado da parceria do Instituto Piaget com o governo angolano. O Presidente da Câmara acrescenta que também Cabo Verde abraçará o Festival Literário Escritaria, contando com um plano de atividades que recriará a homenagem feita em 2021 ao cabo-verdiano Germano Almeida. Estima-se que decorra entre março ou abril do próximo ano. O programa ainda se encontra a ser desenvolvido e os contactos a serem feitos. 

Internacionalizar o Escritaria para a África lusófona
Foi da visita do Ministro da Cultura de Cabo Verde, na edição de 2021, que surgiu a ideia de internacionalizar o Escritaria para a África lusófona. O Presidente da Câmara acredita ser um grande passo para fazer do evento um festival de «dimensões grandes no mundo da lusofonia». Edil, o vereador, acrescenta: «A ideia que queremos concretizar é levar a cada um desses destinos aquilo que acontece aqui durante esta semana. Nestas primeiras ações, vamos dar um especial enfoque àqueles autores dos respetivos países que já passaram pelo Escritaria».
O autarca, em última análise, revela ainda ter recebido o Presidente da Câmara de Bissau, tendo sido abordada a possibilidade de homenagear um escritor guineense nas próximas edições do Festival Literário. 
Recorde-se que, desde a estreia do Festival Literário Escritaria, foram homenageadas figuras célebres como José Saramago, Mia Couto, Urbano Tavares Rodrigues, Agustina Bessa-Luís, Miguel Sousa Tavares, António Lobo Antunes, Lídia Jorge, Mário de Carvalho, Mário Zambujal, Mário Cláudio, Pepetela, Alice Vieira, Manuel Alegre e Germano Almeida. 
T. Joana Rebelo
F. Direitos Reservados