Villas&Golfe Angola
· Economia&Negócios · · T. Guilson Saxingo · F. Direitos Reservados

Programas sociais estratégicos

Mais de três mil pessoas beneficiadas no leste

PMMEDIA Pub.
Com o objetivo de reduzir dificuldades da população, de diversas faixas etárias na região Leste de Angola, a Sociedade Mineira de Catoca, em parceria com o Governo Provincial da Lunda Sul, e a Fundação Brilhante, implementou quatro programas sociais estratégicos que beneficiam atualmente cerca de 3442 pessoas.
Tratam-se dos programas Catoca Aluno, Académico, Jovem Empreendedor e Crédito Mulher Rural, que representam o reafirmar do compromisso da diamantífera com o desenvolvimento económico e social das províncias das Lundas Norte e Sul e Moxico.
Segundo o diretor-geral adjunto para Estudos e Projectos da Fundação Brilhante, Flávio Fernandes, os apoios disponibilizados visam suprir algumas necessidades registadas durante o processo de ensino e aprendizagem no seio da população, bem como estimular melhores desempenhos nos estudos, no empreendedorismo, bem como empoderar as mulheres do campo, com o propósito de elevar os níveis de desenvolvimento da região.
O responsável fez saber que o Programa Catoca Aluno beneficia directamente 1500 alunos do ensino primário, com um investimento na ordem de 180 milhões de kwanzas.
Quanto ao Catoca Académico, disse, beneficia 282 estudantes do ensino superior em diversas universidades no país e no exterior, dos quais, 202 em Licenciatura a nível interno, 29 licenciandos no exterior, 37 em Pós-graduação externa e 14 em Pós-graduação interna, que perfaz no total de um orçamento de 305 milhões, 923 mil e 922 kwanzas, em diversas áreas de formação, que vem efetivar a preocupação da empresa em apostar na formação dos residentes ou naturais da região Leste para a assunção de desafios que se impõem para o desenvolvimento da região Leste do país.
Cerca de 60 jovens empreendedores que apresentaram projetos válidos e se viram reforçados com o crédito operacionalizado pelo Banco Sol de 3 milhões de kwanzas para os diversos negócios que, por essa via, contribuem para o fomento da empregabilidade.
Já no campo, as1600 mulheres também beneficiaram de crédito para dinamizarem as suas atividades agrícolas, na aquisição de imputes e alargamento do raio de atuação, visando reduzir a fome e a pobreza. Neste programa, Catoca desembolsou dos seus cofres 57 milhões de kwanzas.
Na cerimónia de apresentação oficial dos programas na província da Lunda Norte que decorreu em Outubro do ano passado, na cidade do Dundo, o Governador Ernesto Muangala afirmou na ocasião que a riqueza de uma nação está consubstanciada nos recursos humanos.
O governante apelou os beneficiários a fazerem maior proveito académico das ajudas que passarão a receber, para que no culminar da formação possam vir a contribuir com o seu saber no desenvolvimento da província e do País em geral.
A coordenadora adjunta da Comissão Técnica dos programas emergentes do governo provincial da Lunda Sul, Maria Luísa Martins, sustentou que o apoio resulta dos esforços do Governo Provincial da Lunda Sul em apoiar as famílias carenciadas através da responsabilidade social de Catoca e a Fundação Brilhante.
A também directora do Gabinete Provincial de Acção Social, Família e Igualdade de Género referiu igualmente que o apoio, visa incentivar os alunos apostarem seriamente na formação académica.
Com provisão financeira de Catoca Os programas estratégicos ou emergenciais obedecem a ciclos nos níveis de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento.
T. Guilson Saxingo
F. Direitos Reservados