Villas&Golfe Angola
· Setor Hoteleiro 
· · T. Filomena Abreu · F. Edson Azevedo

Nuno Neves

«Temos muito orgulho em fazer parte deste momento da história de Angola»

PMMEDIA Pub.
O InterContinental Luanda Miramar é a nova estrela hoteleira de Luanda, que une elevados níveis de conforto, luxo e exclusividade, seguindo os melhores padrões internacionais da especialidade. O seu diretor-geral, cuja experiência de 30 anos já o levou a mais de 20 destinos, entre eles Europa, Médio Oriente, África do Norte, assim como África Subsariana, é hoje um especialista em hotelaria upperscale e de luxo. À V&G Industry revelou desafios e objetivos que tem para a unidade, sem esquecer de fazer uma análise realista ao atual estado do setor, quer nacional, quer internacional. 

O InterContinental Luanda Miramar é a mais recente «joia» angolana, oferecendo uma resposta alinhada com os mais elevados padrões internacionais, na categoria dos hotéis de 5 estrelas. Que balanço se pode fazer até agora? 
Tem sido uma jornada muito interessante com vários desafios, mas também diversas recompensas. Esta abertura tem sido uma experiência extremamente enriquecedora e de grande orgulho, pois eu, juntamente com a minha equipa, estamos a trazer a hotelaria de luxo internacional ao mercado angolano. Ainda temos um grande caminho a percorrer, sendo que há inúmeros serviços que ainda não estão abertos de acordo com a visão do projeto, mas, passado quase três anos desde o momento em que aterrei em Luanda, o balanço que faço é de que o InterContinental Luanda Miramar, muito em breve, será o melhor hotel de Angola, assim como muito provavelmente o melhor hotel de negócios da África Subsariana. 

De acordo com a evolução económica e financeira do país, qual a sua visão estratégica para o hotel no que toca à captação de cliente e de posicionamento da marca, quer no país, quer no exterior?
Angola é um país de oportunidades, um país que já atravessou vários desafios, mas que de momento tem um futuro promissor pela frente. Temos muito orgulho em fazer parte deste momento da história de Angola. Olhamos para o futuro com muita esperança, sendo que achamos que 2023 será um ano de grande prosperidade para Angola, em que o país irá continuar a ganhar cada vez mais relevância no palco internacional. Sendo a primeira cadeia internacional de hotéis no país, temos uma grande vantagem, pois inúmeros clientes trabalham com a nossa companhia em inúmeros destinos e somos uma marca reconhecida pelo mundo afora. Uma vez que somos um hotel de luxo, estamos posicionados para acolher as mais altas dignidades, assim como para ser o hotel de escolha do segmento corporativo. 

Quais são, neste momento, as grandes mais valias do InterContinental Luanda Miramar em relação a outras unidades e que tipo de clientes tem vindo a cativar, tendo em conta que Angola, além de destino empresarial, começa a destacar-se também como destino turístico? 
Para além dos serviços de qualidade ímpar que oferecemos, somos também o hotel mais seguro da cidade. Por isso, acabamos por ser a escolha dos mais variados tipos de clientes quando planeiam a sua viagem a Luanda. Nos últimos tempos, Angola tem vindo a abrir as suas fronteiras para demonstrar ao mundo as várias belezas que ostenta, tanto a nível de pessoas, quanto a nível de beleza natural. Não há muitos destinos no mundo que se possam gabar de ter a oferta de Angola: um destino de mar, montanha, cosmopolita e de beleza natural ímpar. 

Apesar de ser uma espécie de ‘hotel do mundo’, o mercado nacional não está a ser descuidado, nomeadamente no domínio dos eventos… 
O InterContinental Luanda Miramar tem sido o hotel de escolha das mais variadas empresas nacionais e internacionais como a unidade hoteleira que oferece serviços de eventos de topo. Dessa forma, tanto para o setor governamental, assim como para o privado, somos o hotel de escolha para eventos de média e grande escala. A nossa ambição é oferecer um toque local com serviço internacional.

«A nossa prioridade são as nossas pessoas»
O setor também tem, obrigatoriamente, de andar de mãos dadas com a sustentabilidade. De que modo o InterContinental Luanda Miramar o faz?
Fazendo parte de uma companhia internacional, o nosso hotel segue regras muito restritas no que toca a sustentabilidade. Temos um programa, implementado através dos nossos 7 mil hotéis, que mede o nosso consumo energético, a nossa pegada de carbono, o nosso consumo de água, para referir apenas alguns fatores. Todos os meses, temos de reportar os nossos resultados de forma a entender se há espaço para melhorar ou não. Claro que, se houver, implementamos medidas retificativas de forma a consumirmos o mínimo possível e, dessa forma, sermos o mais sustentáveis possível. Para além disso, todos os fornecedores com quem trabalhamos também têm de ter um programa de sustentabilidade implementado, de maneira a termos a certeza de que o nosso supply chain está connosco neste esforço que a todos pertence. 

Depois de alguns anos complicados devido à pandemia, Angola volta a ‘ferver’. O setor hoteleiro acaba por ser um motor desse reavivar do mercado. Que projeções faz para os próximos anos nesta área?
Como referi anteriormente, vemos os anos vindouros de uma forma muito positiva. Não diria necessariamente que somos um motor do reavivar do mercado, mas sim um apoio aos setores críticos da economia. O setor hoteleiro acaba por ser a cara do país para os viajantes que visitam a capital, sendo a morada e quem acolhe as pessoas que cá vêm fazer negócios.

No seu entender, o setor hoteleiro tem também sido fundamental na formação e capacitação da população angolana? Ou ainda tem muito espaço por onde crescer?
Sem dúvida. Um dos nossos grandes focos é assegurar que os nossos quadros são constantemente formados, de maneira a fornecermos um serviço ímpar em cada interação que temos com os nossos clientes. Internacionalmente, a InterContinental é reconhecida como uma empresa que tem grande foco nos seus colaboradores e nos programas de formação que implementa. Para além de formações de serviço, oferecemos também a oportunidade aos nossos colaboradores de se formarem nas mais variadas disciplinas, através de acordos que temos com a Harvard e a Cornell, entre outras instituições de ensino. A nossa prioridade são as nossas pessoas.

Quem visita o Hotel InterContinental, o que pode encontrar em termos de serviços?
O novo InterContinental Luanda Miramar torna a combinação entre luxo sofisticado e a essência local da capital angolana numa experiência inesquecível. Assim, o InterContinental Luanda Miramar apresenta 377 quartos de luxo, incluindo quartos Club InterContinental e uma variada gama de suítes elegantemente concebidas. A partir do 4.º andar, cada quarto oferece uma vista deslumbrante para a Baía ou para a linha do horizonte de Luanda e dispõe de comodidades superiores para total conforto e conveniência.
Os hóspedes do InterContinental Luanda Miramar podem desfrutar de diferentes tipos de cozinha nos restaurantes e bares disponíveis, ou aproveitar um dia de Sol na piscina exterior, com vistas fantásticas para o Porto de Luanda.
No InterContinental Luanda Miramar há uma preocupação com o bem-estar dos seus hóspedes, estando disponíveis, também, um centro de fitness 24/7, totalmente equipado, um spa maravilhoso com sete salas de tratamento (que abre breve), um jardim e uma pista de corrida ao ar livre.
Para além de uma diversidade de restaurantes, o hotel oferece sete salas de reuniões e conferências, incluindo o Salão Diamante, de 800 m2, que é o maior salão de baile sem pilares da cidade. Quer seja para uma reunião íntima ou para uma grande conferência de 800 pessoas, o espaço de conferências e eventos proporciona um ambiente elegante ideal para jantares de gala, reuniões, conferências ou festas de casamento.
Com todo o requinte, o InterContinental Luanda Miramar inclui, nos seus 377 quartos de luxo, comodidades superiores para total conforto e conveniência dos seus hóspedes. Neles, pode desfrutar de uma cidade cintilante, à noite, e acordar com uma vista deslumbrante sobre a Baía de Luanda.
Como se não bastasse tudo quanto já se descreveu, para uma pausa relaxante com uma vista panorâmica única, opte por se refrescar na piscina de temperatura controlada, aproveitando o Sol, ou degustando uma das deliciosas sugestões do Peri Peri Pool Bar, aberto das 6 às 22 horas. Mas não é só. O Le Petit Choux, localizado no lobby do hotel, oferece um ambiente acolhedor, tranquilo e intimista. É o espaço ideal para quem deseja fazer pequenos intervalos, para relaxar e absorver toda a serenidade que a atmosfera InterContinental oferece; aberto das 7 às 22 horas. O Restaurante Curadoria, localizado no 1.º piso, é o lugar perfeito para socializar, compartilhar bons momentos e refeições deliciosas, seja para uma reunião familiar ou corporativa, com vista para a Baía de Luanda. O serviço de buffet oferece uma variedade de opções de cozinha nacional e internacional, para pequeno-almoço, almoço e jantar, disponível todos os dias das 6 às 22 horas.
É esta a mais recente proposta do InterContinental Luanda, um novo espaço que pretende ser o novo ponto de encontro de todos quantos exigem a melhor qualidade e um serviço irrepreensível, respeitando os mais elevados níveis de conforto, luxo e exclusividade e seguindo os melhores padrões internacionais da especialidade.
T. Filomena Abreu
F. Edson Azevedo