Villas&Golfe Angola
· Economia · · T. Joana Rebelo · F. Direitos Reservados

World Expo 2023 no Catar e, em 2025, no Japão

O que precisa de saber para as próximas duas edições

PMMEDIA Pub.
Expo é um evento global que reúne nações de todo o mundo, com a finalidade de explorar um tema escolhido por meio de descobertas envolventes e imersivas, dando a conhecer progressos alcançados e perspetivas futuras. O evento é realizado a cada cinco anos e explora a tecnologia, a cultura, o design e, enfim, a excelência humana. A exposição mundial é organizada pelo Bureau Internacional des Expositions, a empresa que lidera, promove e fomenta o evento. Criada em 1928, supervisiona diversos formatos da Expo, desde as expos mundiais às especializadas.
A primeira World Expo ocorreu em 1851, no Crystal Palace, em Londres. Na altura, apresentaram-se invenções da Revolução Industrial e, a partir daí, tornou-se um elo entre criatividade, inovação e empreendedorismo. Conectando mentes geniais, o evento cria o futuro no próprio presente, refletindo, em cada edição, o m
elhor que cada país anfitrião tem para oferecer. 

A Expo é um evento global que reúne nações de todo o mundo 

Está na hora de apresentar o próximo destino da Expo, já em 2023. Após receber o FIFA Campeonato do Mundo de Futebol, o Catar prepara-se para a World Expo. O tema que irá assinalar a edição é Green Desert, Better Environment (Deserto Verde, Melhor Ambiente), pretendendo informar e inspirar as pessoas relativamente às possíveis soluções inovadoras que permitam mitigar e reduzir a desertificação. A Expo abrirá as portas a 2 de outubro de 2023, no Al Bidda Park, e despedir-se-á a 28 de março do ano seguinte. O Catar pretende atrair a comunidade internacional com a participação de 80 países, assim como organizações do setor privado e público. Tudo caminha para um evento multifacetado, com exposições extraordinárias, encontros diplomáticos, reuniões de negócios, reuniões públicas e, ainda, debates e espetáculos ao vivo. A casa do Catar prevê a chegada de mais de três milhões de pessoas, sendo que a entrada no Parque de Exposições será gratuita. O convidado poderá usufruir da área internacional, atividades, entretenimento, jardins idílicos e muito mais. A escolha de um local árido para a realização de uma edição dedicada à horticultura pretende despertar um profundo e grande legado no país árabe, olhando a subtemas de destaque como a agricultura moderna; a tecnologia e inovação, incorporando novas técnicas para aprimorar a produtividade agrícola e equilibrar a sustentabilidade ambiental; a consciencialização ambiental, através do incentivo à proteção dos recursos naturais; e, ainda, a sustentabilidade, alcançando o objetivo comum da humanidade em equilibrar o seu estilo de vida, práticas governamentais e de negócios, através do reconhecimento e aceitação dos desafios ambientais. 

Próximo destino da Expo em 2023: o Catar
Mas as novidades não acabam. É também já oficial: o Japão será palco da World Expo 2025. Resultado da pandemia, o mundo deparou-se com novos desafios, tais como a fragmentação das interações entre nações, a necessidade de reconstruir ambientes e vários sistemas sociais e a própria mudança de valores e estilos de vida da humanidade. Estas circunstâncias exigem, por isso, a união dos países para traçar soluções rápidas e eficazes, e foi com base nessa necessidade que a Expo lançou um tema específico para o Japão: Designing Future Society for Our Lives. A exposição decorrerá em Yumeshima, numa ilha artificial localizada em Osaka, a começar a 13 de abril e a encerrar a 13 de outubro de 2025. 

É oficial, o Japão será palco da World Expo 2025

O desafio passa por conectar o mundo ao ambiente, através de um local inspirador, rodeado pelo mar e céu azuis. E basear-se-á na questão «Qual é o modo de vida feliz?», com a exploração de subtemas como Salvar Vidas, Capacitar Vidas e Conectar Vidas, em que se farão considerações não só da vida do ser humano, como também num sentido mais abrangente e amplo. Salvar Vidas associa-se a medidas que previnem doenças infeciosas; Capacitar Vidas pretende abordar o enriquecimento da vida do Homem, incluindo apostas como ensino à distância, exercícios e dietas e a vertente da robótica; e, por fim, Conectar Vidas visa a discussão de uma sociedade orientada por dados e pelas TIC. Será garantidamente uma edição especial, contando com um ambiente que une o futuro e a tecnologia. 
É com expectativa que o mundo aguarda pela Expo World Doha Qatar 2023, mantendo na mira o Japão, palco da edição seguinte. 
T. Joana Rebelo
F. Direitos Reservados